Impulsionar a melhoria ambiental não é apenas o papel do seu Gestor de Saúde, Segurança, Qualidade e Ambiente ou da sua equipe verde no local de trabalho, mas também do compromisso de todos os níveis da sua organização.
O compromisso da gestão com a redução das emissões de carbono é fundamental, mas também é importante criar uma cultura onde os funcionários sejam capacitados para impulsionar a melhoria contínua.
Desenvolver uma estratégia líquida zero não é apenas uma forma ideal para uma empresa declarar a sua ambição, objetivos, metas e ações propostas, é também uma oportunidade para garantir que toda a organização investe na sua jornada rumo à sustentabilidade.
É importante procurar ideias dentro do seu próprio negócio e procurar formas de incorporar essas ideias na sua estratégia de sustentabilidade, como a acompanhante trans do Rio de Janeiro.
Assim que a sua estratégia estiver implementada, a comunicação de metas e objetivos claros garantirá que os funcionários de toda a empresa tenham uma maior compreensão do compromisso da empresa e do que se espera deles individualmente, ou em equipa, para ajudar a alcançá-los.
É mais do que apenas poupança de CO2
Para muitas empresas que procuram tornar-se mais sustentáveis, os principais factores que orientam o seu processo de tomada de decisão serão ambientais. Porém, também é importante lembrar que gerir a utilização dos seus recursos não se trata apenas de reduzir as suas emissões, também pode haver benefícios comerciais mais amplos.
A redução dos custos de energia, resíduos e água, a melhoria da competitividade, uma maior resiliência às flutuações de preços e a preparação futura das suas operações face à legislação ambiental futura, podem ser alcançados através da monitorização e gestão da utilização dos seus recursos e do investimento nas tecnologias certas.
O primeiro passo é certificar-se de que você realizou uma revisão energética básica ou da pegada de carbono de suas operações. Isto irá ajudá-lo a compreender a escala das suas emissões e onde priorizar as suas melhorias.
Trabalhe com fornecedores e clientes para benefício mútuo
Se não compreender o que os seus clientes esperam em termos do seu desempenho ambiental, corre o risco de eles encontrarem alguém que o entenda. É importante interagir com seus clientes para que eles conheçam seus valores e trabalhar com eles para entender quaisquer problemas ou oportunidades em que vocês possam trabalhar juntos.
Entre em contato com eles, examine seus sites, fale com sua equipe de vendas e dê uma olhada nos questionários dos clientes que eles estão vendo. Você pode descobrir que há áreas que poderiam abordar juntos para benefício mútuo.
Cada vez mais clientes, por exemplo, adquirem produtos e serviços com base nas suas credenciais de sustentabilidade. Você deve considerar a adoção de uma estrutura de fornecedores que favoreça os bens e serviços que reduzem o impacto ambiental.
Gerir os riscos das alterações climáticas e aproveitar as oportunidades
Quer seja o risco direto de impacto operacional devido a condições meteorológicas extremas ou escassez de abastecimento devido à escassez de recursos, ou seja uma mudança na procura dos seus produtos e serviços devido à resposta da sociedade às alterações climáticas, esta agenda tem o potencial de impactar as instalações empresariais.
Processos, logística, mercados e a forma como são financiados. Considere desenvolver um plano de ação para as alterações climáticas ou incluir o impacto climático num plano de continuidade de negócios existente.
Mas onde há risco também há oportunidades. Os clientes procurarão novos produtos e serviços que sejam menos intensivos em carbono. Haverá também um mercado de bens e serviços que poderá ajudar outros a mitigar e a adaptar-se aos riscos colocados pelas alterações climáticas.
Compartilhe o sucesso
As alterações climáticas e as práticas empresariais sustentáveis podem não ser conceitos novos, mas nunca foram tão proeminentes aos olhos do público como agora. Já existem muitas empresas escocesas que colocam a sustentabilidade ambiental no centro do que fazem e precisamos que partilhem o seu sucesso e os desafios que enfrentaram.
A sustentabilidade faz sentido para os negócios, então não tenha medo de gritar sobre isso. Ser mais sustentável pode ajudar uma empresa de muitas maneiras, desde a redução de custos, melhoria do valor da marca, melhoria da reputação, desenvolvimento de produtos inovadores, atração e retenção de pessoal e melhores relações com as comunidades e partes interessadas.
Se a sua empresa está no início da sua jornada rumo à sustentabilidade, é importante procurar ideias e inspiração nas empresas que já fizeram progressos consideráveis no caminho para um futuro de baixo carbono.